Blog

LANGUISHING: VOCÊ ESTÁ DEFINHANDO E NÃO SABE? Palestrante Comportamental Irlei Wiesel

LANGUISHING: VOCÊ ESTÁ DEFINHANDO E NÃO SABE? Palestrante Comportamental Irlei Wiesel

Você também sente que sua alegria sumiu e seus objetivos perderam o sentido? Enfrenta uma estagnação e vazio profundo?

Atenção, segundo os especialistas a pandemia impactou a saúde mental da população. Tendências de ansiedade e depressão se tornaram frequentes.

Porém, a constatação assustadora são os inúmeros casos de um novo transtorno chamado: languishing que significa definhamento. É como se você estivesse olhando para sua vida através de um para-brisa embaçado. É o vazio entre a depressão e o bem-estar.

A pessoa não está funcionando com capacidade total. Esse sentimento entorpece a motivação, causa falta de empolgação, atrapalha a capacidade de se concentrar e triplica as chances de reduzir o trabalho.

Observe-se, pois o que se vê são muitas pessoas que não estão deprimidas, mas também não estão felizes. Trata-se de uma sensação que culminará em depressão grave na próxima década. Languishing ou definhamento pode ser a emoção dominante de 2022.

É importante saber que não se trata de burnout e nem depressão, pois, ainda há energia para fazer algo e o sentimento de tristeza profunda não existe. Também não há o sentimento de felicidade plena. É não sentir nem alegria, nem tristeza. É se sentir sem objetivo. Uma rotina que não faz sentido. É como se você estivesse olhando para sua vida por uma janela em um dia chuvoso e nebuloso. É a emoção sentida por muitos nos últimos meses.  

Enquanto cientistas e médicos trabalham para tratar e curar os sintomas físicos da longa distância do Covid, muitas pessoas lutam com a longa duração emocional da pandemia. Alguns de nós estamos despreparados se o medo intenso e a dor do ano de 2020 se perpetuarem.

O estado de alerta exigido por todos no início da pandemia deu lugar a apatia. É como se não tivéssemos o poder de mudar o que está posto. A ausência total de uma solução aumenta a vontade de definhar. Procuramos um lugar seguro e ele não existe.

O luto pelos entes queridos é somado ao luto da perda da liberdade e daquela normalidade tão conhecida por todos.

O termo Languishing foi criado por um sociólogo chamado Corey Keyes que percebeu que as pessoas ao seu redor não estavam deprimidas de fato, mas também não estavam conseguindo prosperar e florescer.

Irlei Hammes Wiesel

http://www.irleiwiesel.com.br

Acesse meu canal do YouTube: https://bit.ly/3sgJsVr

#palestrantecomportamental #coragem #irleiwiesel #autoconhecimento #saúde #florescer #definhar


Newsletter

Receba novidades da palestrante Irlei Wiesel em seu e-mail

© 2015. Irlei Wiesel. Todos os direitos reservados.