Blog

PALESTRANTE COMPORTAMENTAL IRLEI WIESEL: QUAL A FRAGRÂNCIA QUE VOCÊ ESPALHA?

PALESTRANTE COMPORTAMENTAL IRLEI WIESEL: QUAL A FRAGRÂNCIA QUE VOCÊ ESPALHA?

         O Papa Francisco fez uma reflexão que quero compartilhar e aprofundar:

Os rios não bebem sua própria água, as árvores não comem seus próprios frutos, o sol não brilha para si mesmo e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza! A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa!”

 As relações sociais estão alicerçadas fortemente pelo egoísmo. Apesar de movimentos que priorizem a solidariedade, ainda assim o aumento progressivo do egoísmo causa preocupação e revolta. 

       O que é egoísmo?

         Egoísmo é amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para suas opiniões e seus interesses, desprezando necessidades alheias. É um exclusivismo, um orgulho e uma presunção. A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo, é adjetivada de egoísta.

         Em psicologia, a atitude intelectual daquele que em tudo se refere ao próprio eu é chamada de egocentrismo. O contrário de egoísmo é o altruísmo, ou seja, um comportamento de quem tem amor ao próximo, que é abnegado, solidário com os outros.

         Para os budistas, ao se atingir o estado de nirvana, através da meditação, chega-se à libertação, considerada a última etapa a ser alcançada pela filosofia budista. Nesse estado é possível se livrar do egoísmo, orgulho e inveja – sentimentos que afligem o ser humano. A tentativa de melhorar e evoluir são, a nível inconsciente, um desejo real, porém o egoísmo possui um marketing tão poderoso que acaba sobressaindo ao altruísmo.

         Sempre é tempo de ressignificar um ponto de vista investindo tempo e energia para contaminar o mundo por meio de ações altruístas. Reconhecer que a vida é boa quando se está feliz não é nenhuma novidade, certo? Mas saber que a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por nossa causa, isso é plenitude!

http://www.irleiwiesel.com.br

http://Irlei Hammes Wiesel - Palestrante

https://www.youtube.com/channel/UCbqvOwRyUQXFJGxBnC3DGwA

http://[email protected]

 

 

 


Newsletter

Receba novidades da palestrante Irlei Wiesel em seu e-mail

© 2015. Irlei Wiesel. Todos os direitos reservados.