Blog

PALESTRANTE COMPORTAMENTAL IRLEI WIESEL: QUAL SERÁ O MAL DO SÉCULO?

PALESTRANTE COMPORTAMENTAL IRLEI WIESEL: QUAL SERÁ O MAL DO SÉCULO?

     O que é solidariedade?

     É um ato de bondade com o próximo, um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Ou seja, a solidariedade expressa uma identificação com o problema do outro, resultando em apoio e ajuda. 

     Neste conceito fica claro que estamos todos interligados, apesar de construirmos cercas e muros com a finalidade de isolar-nos, sempre mais. Até a tecnologia que, em tese, proporcionaria mais tempo a todos, na verdade, vem se revelando uma vilã.

     As ferramentas tecnológicas encurtam distâncias, mas infelizmente, criam uma separação física imensa. A solidão está se tornando o mal do século. Pessoas conectadas, porém, distantes. 

     Além disso, com o excesso de novidades e notícias pipocando por todos os lados, está cada vez mais difícil ter tempo para nós e para o outro. Não é mesmo? Diante do exposto, eu pergunto:

     Por que o bem estar imediato, afeta a solidariedade? 

     O que leva alguém a se desconectar do outro para resolver suas próprias prioridades?

     O que acontece quando decidimos focar e esquecer pessoas importantes que nos rodeiam?

     O que determina nossa paz interior? 

     É comum encontrar quem corra desesperado e sem tempo para respirar, vivendo em um ciclo onde o corpo se movimenta no piloto automático. São tantas as linhas de chegada para alcançar durante o dia que se torna impossível, desviar a atenção para eventualidades ou uma necessidade alheia.
 
     A situação fica insustentável quando alguma coisa interrompe uma agenda cuidadosamente organizada, por exemplo, um amigo que, solicita ajuda um filho que adoece a casa, os pais, o cachorro enfim, tudo que desvia a agenda para algo não planejado, atrapalha. 
 
     Neste caso o conceito de solidariedade define o nível de ajuda que é prestado. Se a solidariedade for um valor intransferível a ajuda passa a ser espontânea e com uma intenção real de gratidão e amor ao próximo. Se não, a ação de auxílio acontece, mas a reclamação é imensa e constante.
 
     Quem é solidário entende que a solidariedade é a dor do outro doendo em nós. 

     Este olhar mais humanizado e a ideia de cuidar de si mesmo e do outro é um bálsamo que se reflete pela conquista da paz, sossego e harmonia interior. Quando estamos em paz, tudo fica bem!


Newsletter

Receba novidades da palestrante Irlei Wiesel em seu e-mail

© 2015. Irlei Wiesel. Todos os direitos reservados.